O público pediu e o artista atendeu: a mostra ‘Olhar Ingênuo’, que tem telas do acervo exclusivo de O Diário, fica em cartaz até o próximo dia 15
O Diario – Heitor Herruso – 01/10/2022 às 07:08.
O público pediu e o artista atendeu: originalmente prevista para ser encerrada na última sexta-feira (30), a exposição ‘Olhar Ingênuo’, de Nerival Rodrigues, segue em cartaz na Vila Helio, em Mogi das Cruzes, até o próximo dia 15. Mais do que uma celebração à arte naif, à cidade e ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a mostra é uma homenagem à carreira do pintor, que é autodidata e comemora 50 anos de carreira.
(Divulgação – Evandro Maia)
Para esta ocasião, Nerival pintou 10 novas telas, com motivos diferentes. E quem passou pela Vila Helio o encontrou ali, pintando mais uma. Tudo isso proporcionado pelo apoio do Grupo Marbor por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC).
Entre as peças, há uma especial. Pela primeira vez, um quadro pertencente a O Diário deixou o prédio deste jornal, na rua Dr. Ricardo Vilela, para compor a exposição. Na pintura, dividida em três telas, é possível acompanhar uma vista panorâmica e ensolarada de Mogi (veja abaixo).
Pela primeira vez, telas do acervo exclusivo de O Diário deixaram o prédio da rua Dr. Ricardo Vilela para uma exposição (Divulgação – Evandro Maia)
O repórter fala por experiência própria quando afirma ser fácil se perder em detalhes como as janelas dos prédios, os carros nas ruas, o avião no céu ou a Serra do Itapeti, ao fundo. Mas a maior das surpresas é ver, do lado direito, a representação de Tirreno da San Biagio, o “Tote”, fundador de O Diário, observando a tudo aquilo, como se compartilhasse com quem aprecia a obra.
Produtor e curador da mostra, Paulinho Ferreira teve a autorização de Túlio da San Biagio, filho de Tote, para incluir a obra em ‘Olhar Ingênuo’. A peça é a única que não ganhou uma moldura exclusiva feita pelo artista plástico Mauricio Chaer, de modo a garantir a integridade do material original.
Paulinho conta que é a participação do público, composto por “pessoas em situação de rua” e também “gringos que estão hospedados no Hotel Marbor”, que levou a prorrogação da exposição.
“Está sendo muito boa, magnífica, a recepção do público, principalmente pela diversidade. A exposição já atrai pessoas que gostam de arte e artistas que admiram o trabalho do Nerival, mas a localização na Vila Helio, que é um local de passagem, tem permitido a participação de muita gente que não conhecia o trabalho e até não tinha muita acessibilidade à cultura de modo geral”.
Para apreciar
(Divulgação – Evandro Maia)
O Projeto ‘Olhar Ingênuo’ representa muitos aspectos importantes e que fazem parte dos 50 anos de dedicação de Nerival Rodrigues à arte e cultura.
Além de homenagens às inspirações dele ao centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo de 1922, ao Bicentenário da Independência do Brasil e do aniversário de 462 anos de Mogi, com artes plásticas e visuais, com obras inéditas em óleo sobre tela, um documentário sobre a trajetória do artista e debates sobre a relação entre a arte e a história local, a agenda é uma celebração da própria arte naif (conceito que engloba a produção de artistas autodidatas que desenvolvem linguagem pessoal e original de expressão).
Nerival já produziu milhares de obras entre telas, murais, painéis, com várias delas reproduzidas em objetos, brindes, capas de livros e CDs. O trabalho dele está exposto e é reconhecido em dezenas de países, incluindo Portugal, Espanha, Itália, Israel, Indonésia, Japão, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, Austrália, Costa Rica, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Bolívia e Paraguai.
Na Vila Helio, portanto, é possível encontrar uma seleta coleção das obras de Nerival, que é figurinha carimbada em críticas especializada de artes plásticas e aparece em diferentes livros do segmento.
Serviço
O quê? Exposição ‘Olhar Ingênuo’, de Nerival Rodrigues
Quando? Até 15 de outubro
Onde? Vila Helio, em Mogi das Cruzes (rua João Cardoso de Siqueira Primo)
Quanto? Gratuito
HIPNOTIZANTE Para realçar as cores da arte naif de Nerival, o também artista Mauricio Chaer preparou molduras especiais para as telas, fazendo com que a programação seja uma colaboração especial. Confira na galeria de fotos a seguir:
(Divulgação – Evandro Maia)